Hoje é terça-feira, 19 de junho de 2018

 

Notícias JT Garden Center
Hereditariedade empreendedora  


 Família unida mantém negócio de sucesso durante gerações com empreendedorismo e persistência

Lorranne Tavares - Goiânia

Goiânia está crescendo e, com ela, o número de condomínios fechados. Além de movimentar o setor imobiliário da cidade, o novo estilo de residência estimulou outro tipo de serviço: o paisagismo. Casas refinadas, grandes jardins. Assim, os moradores dos condomínios costumam construir suas moradias. Nessa nova realidade, o empreendimento antigo da família Teles ganhou ainda mais força.

 

Eryck de Aquino Teles é um dos administradores dos dois viveiros que a família possui hoje, em Goiânia. Mas tudo começou com seu pai, João de Aquino Teles, há 33 anos, quando ainda criava e vendia mudas frutíferas. Com o passar do tempo, João passou a fazer e cultivar ele mesmo, samambaias, avencas e cactos. Ele vendia as mudas na Feira Hippie e em casas de clientes, até que pôde comprar o primeiro viveiro graças ao sucesso das plantas.

 

João sempre viajou muito pelo Brasil para acompanhar as novidades do setor. Ganhou experiência e conhecimento com um grande nome do paisagismo nacional, Roberto Burle Marx. Mas o amor pelas belas paisagens foi transmitido para a próxima geração. Seus dois filhos se formaram em Agronomia, assim como o pai, e hoje administram o antigo viveiro e o novo, adquirido em 2000, como resultado da demanda crescente que Goiânia vem apresentando.

 

De três décadas para cá, muita coisa mudou no negócio da família Teles. Antes, o único viveiro de quatro alqueires era suficiente. Agora, o segundo estabelecimento ajuda na produção que atende, inclusive, outros Estados, como Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e o Distrito Federal. Naquela época, contavam com um caminhão para o transporte da mercadoria. Atualmente, possuem uma frota inteira. “Meu pai foi pioneiro em Goiânia. Na sua época, o mercado era pequeno. Fomos crescendo junto com o mercado”, conta Eryck, que aponta o número de condomínicos fechados na capital goiana com um dos fatores propulsores desse crescimento.

 

Um dos destaques dos viveiros JT são as mais de 500 espécies de palmeiras cultivadas, a maior concentração em propriedade particular do País. A JT, além de comercializar plantas ornamentais, elabora projetos paisagísticos e tem parceria com arquitetos e decoradores. Uma das maiores procuras no paisagismo goianiense, segundo Eryck, é o ‘Rabo de Dragão’.

 

O segredo da família, como gostam de enfatizar os filhos, é ‘ter sempre a informação correta para o cliente e apresentar as novidades em plantas ornamentais’, orgulha-se. “Fazemos intercâmbio com produtores no Brasil e no mundo para trazermos sempre novidades a Goiânia. Temos o que há de mais novo em plantas ornamentais”, afirma o agrônomo.

 

Do que depender dos irmãos Eryck e Henry Teles, o empreendedorismo da família terá continuidade. “Gostamos do que fazemos. E o mesmo queremos para os nossos filhos, que trabalhem com o que gostarem. Mas será um grande prazer se quiserem continuar com o nosso negócio”, declara Eryck. Hoje com 66 anos de idade, o patriarca João Teles ainda põe a mão na massa, participando da produção das mudas. O engajamento familiar se estendeu e a participação ainda maior: Eryck é o atual presidente da Associação de Viveiros e Floricultura de Goiás (Asflore).

 

 

Postado em Fonte Todas as notícias
16/05/2010 http://www.sebraego.com.br/site/site.do?idArtigo=2676 Ver todas as notícias
 

 

® JT Plantas & Paisagismo - Todos os direitos reservados.  
Rod. GO 060 - Km 13 - Núcleo Urbano Anhanguera - Fone: (62) 3298 9975

SAC   Política de privacidade   Termos de Uso

Desenvolvimento iWM Exista na web!
Área Restrita